Soundcloud continua sendo a principal plataforma para divulgação de artistas ao redor do mundo. O site conta com milhares de publicações diárias de faixas, sets e podcasts. Selecionamos 5 dicas para que suas postagens sejam encontradas mais facilmente. Leia mais e descubra como.

Apesar das notícias sobre uma possível situação nada muito boa do Soundcloud, a plataforma segue como o principal meio de divulgação de artistas alternativos e consagrados pelo mundo todo.

Novos competidores entram em cena todos os anos, como por exemplo, Mixcloud (falamos das últimas atualizações aqui), Bandcamp e outros mais, mas Soundcloud permanece resiliente.

Em meio a tantos artistas e suas milhares de publicações ocorrendo diariamente é extremamente difícil se destacar. Nos dias de hoje, a concorrência alcançou um patamar inédito e ser apenas um bom dj, músico ou produtor musical já não basta para ser notado, é necessário ir além, aprendendo algumas técnicas de marketing para promover seu trabalho.

Por isso, selecionamos 5 recomendações do próprio Soundcloud para ajudar o algorítmo da plataforma a identificar seus arquivos, facilitando a busca por outros usuários.

1 – Mantenha o título das suas faixas, playlists e sets sempre limpos

A ideia aqui é bem simples: Evite complicações no título dos arquivos para facilitar as buscas. Títulos bem organizados são muito mais evidentes.

Ajude seus fãs a entenderem exatamente o que estão ouvindo. Indique no título apenas informações relevantes.

  • Se for uma faixa, nome do artista e nome do som.
  • Se for um dj set, indique o artista e o local ou evento onde o set foi gravado.
  • Se for uma playlist, indique o nome da playlist, do ep ou álbum, assim como as tracks independentes.

Ao subir faixas relacionado à uma label, não se esqueça de postá-las incluindo o nome do artista e label, caso contrário elas ficarão atreladas apenas ao perfil do Soundcloud.

Caso você seja um podcaster ou jornalista, lembre-se também de colocar o nome dos entrevistados ou informações relevantes na descrição e título do arquivo. Isso ajudará nas buscas.

2 – Faça o melhor com as imagens e descrições

Não basta que sua música soe da melhor forma, ela também deve parecer bonita. Soundcloud permite que você faça upload de capas e artworks para seus arquivos individuais ou para albuns inteiros.

Quando estiver fazendo o upload de um arquivo ou vários, não se esqueça de utilizar as melhores imagens, preferencialmente em alta resolução, para garantir que os ouvintes tenham uma experiência completa.

A ferramenta da plataforma permite que você faça pequenos ajustes na posição da imagem, aproximando ou afastando o zoom de acordo com suas preferências.

A seção de descrições é perfeita para compartilhar informações adicionais sobre o arquivo postado. Fale um pouco sobre o processo ou o conceito por trás da música, o lugar onde uma entrevista foi gravada ou ainda, algo sobre o dj que gravou o set.

Na descrição também dá para marcar os perfis de artistas no Soundcloud que colaboraram com a faixa, colocar a letra da música, lista de equipamentos usados e convidados.

Acrescente algo a mais ao seu perfil no Soundcloud ao desenvolver um estilo próprio de escrita, mas não deixe de manter as informações claras e concisas.

3 – O gênero e tags são importantes para Soundcloud

Soundcloud utiliza um algoritmo para recomendar faixas aos usuários a partir de algumas informações pertinentes. Assim, é extremamente recomendável que indique essas informações com precisão nos seus arquivos para que seus sons alcancem mais pessoas interessadas.

Além de selecionar um gênero principal para sua faixa, adicione também tags que indiquem subgêneros ou algum humor relacionado ao conteúdo da música. Não precisa colocar milhares de tags aleatórias, recomenda-se utilizar somente tags relevantes.

Se você trabalha com outro tipo de arquivo de áudio, podcast, por exemplo, pode colocar nas tags alguns assuntos tratados no podcast e outras informações importantes.

4 – Construa sua própria discografia no SC

A aba Álbum do seu Soundcloud é utilizada para fixar playlists, eps, singles e naturalmente, álbuns. Eles serão listados em ordem cronológica de postagem para facilitar a busca por outros usuários.

Caso queira postar faixas antigas e arquivos perdidos, é recomendado que faça isso na aba principal. Isso fará com que seus arquivos mais importantes permaneçam organizados e otimizados na aba Álbum para que sejam ouvidos primeiro.

5 – Editando várias tracks

A boa notícia é que agora é possível editar várias tracks e suas artworks ao mesmo tempo com extrema facilidade. Edite as descrições, tags, gênero, capa e mais através de um processo simplificado.

Montar uma playlist também foi simplificado. Você pode fazer upload de várias faixas e já incluí-las em uma playlist ou ainda selecionar tracks já postadas para formar uma playlist.

É isso aí. Com essas dicas dá pra otimizar o layout do seu perfil no Soundcloud, deixando as tracks, EPs, álbuns e sets mais apresentáveis. Aproveite as dicas e deixe tudo com uma cara mais profissional.

Gostou de conhecer essas técnicas?

Aprenda mais