Sennheiser é conhecida pela qualidade de seus equipamentos de áudio profissional, especialmente os microfones e fones de ouvido. A linha de microfones sem fio Evolution G3 fez muito sucesso, mas o lançamento Sennheiser Evolution Wireless G4 promete muito mais. Continue lendo e saiba mais.

A nova linha Wireless Evolution G4 da Sennheiser inclui uma variedade de equipamentos para diversas aplicações. Eles foram divididos em três grandes categorias para facilitar a navegação e busca.

Live SoundsSom ao vivo

Broadcast & FilmTransmissão e Cinema

Business & EducationNegócios e Educação

A variedade de produtos é muito grande, incluindo sistemas de microfone sem fio, fones de ouvido, sistemas de monitoramento sem fio, headsets, microfones condensadores, microfones dinâmicos, goosenecks e muitos outros equipamentos.

Sendo assim, selecionamos alguns exemplares de cada divisão feita pela própria Sennheiser, para pelo menos cobrir uma parte dos equipamentos mais populares.

Hoje falaremos exclusivamente da linha para palco, mas em posts futuros abordaremos as linhas para cinema, palestras e educação. Se você deseja aprender um pouco mais sobre microfones, recomendamos o post “Microfones condensadores e dinâmicos – qual é melhor?”.

sennheiser-evolution-g4-wireless

Sennheiser Evolution Wireless G4 para palco

A divisão para som ao vivo da Sennheiser é indicada especialmente para músicos, cantores, instrumentistas e vocalistas.

São três séries de equipamentos para estas finalidades: Sennheiser 100 Series, Sennheiser IEM e Sennheiser 500 Series.

A série 100 da Sennheiser é mais básica em comparação com a série 500. A linha é muito simples de ser instalada e configurada, sendo extremamente versátil, capaz de desempenhar muito bem em diversos cenários, sem grandes esforços.

Falaremos aqui do modelo Sennheiser EW 100 G4 835-S. Ele pode ser adquirido em diferentes versões, variando principalmente a cápsula do microfone para aplicações mais específicas.

EW100 835 G4 da Sennheiser é um sistema de microfone de mão sem fio totalmente compatível com as versões anteriores. O pacote inclui o transmissor de mão SKM 100 G4, com controle para silenciar o microfone, uma cápsula cardioide dinâmica e835, o transmissor compacto com suporte GA3 para fixá-lo em rack, um cabo RJ10 e o grampo para microfone.

Esse kit de microfones sem fio é indicado para captura de música ao vivo, teatros, vocais e palestras.

Alguns dos recursos da linha G4 incluem: configuração de multicanais capaz de conectar até 12 sistemas encadeados facilmente, incluindo o cabo, display de alto contraste LCD, LED sincronizado em azul, além de um botão de escape dedicado.

O transmissor SKM é muito leve e armazenado em uma estrutura de alumínio resistente, projetado com um controle mute programável.

Adicionalmente, o transmissor e receptor sincronizam o canal e frequência em apenas um toque. O microfone de mão E835 Sennheiser pode ser recarregado via bateria recarregáveL (opcional) enquanto está no transmissor de mão.

O display do receptor facilita a operação em condições de pouca luminosidade e o seu menu amigável torna a operação muito rápida e fácil.

Sennheiser Evolution EW 100-835-S G4 é muito completo. Seu receptor inclui saídas XLR e P10, multi canal, recepção UHF com tecnologia True Diversity, que automaticamente busca a frequência mais limpa, 42 MHZ de largura de banda, 1680 frequências selecionáveis, a possibilidade de alocar até 12 receptores e muito mais.

sennheiser-evolution-g4-ew-100-e835s

Podemos elencar algumas das principais funcionalidades do incrível EW100 835S G4:

  • Receiver tipo semi-rack revestido em metal resistente
  • Display LCD de alta qualidade para máximo controle
  • Sincronização wireless super fácil entre transmissores e receptores via infravermelho
  • Alocação fácil de até 12 receptores via nova funcionalidade
  • Até de 20 canais compatíveis
  • Até 42 Mhz de largura de banda, com 1680 frequências selecionáveis, totalmente sintonizável em uma faixa UHF estável
  • Transmissão eficiente em até 100 metros
  • Alta potência RF de saída (até 32 mW) dependendo da legislação do país

Além do EW100 835S G4 você também encontra:

Sennheiser EW 100 G4 845s

Sennheiser EW 100 G4 865s

Sennheiser EW 100 G4 935s

Sennheiser Evolution G4 sistema de monitoramento sem fio

Ew IEM G4 Evolution é um sistema de monitoramento sem fio parte da nova família de equipamentos de alta qualidade da Sennheiser.

Ele inclui o transmissor SR IEM G4, receptor estéreo EK IEM G4, um par de fones de ouvido intra auriculares IE 4, uma antena, kit GA 3 para fixar o equipamento em rack e duas baterias AA.

Esse kit pode ser utilizado como um sistema de monitoramento sem fio resistente para palcos, teatros, e aplicações em igrejas.

O receptor estéreo é equipado com até 1680 frequências selecionáveis em 25 Mhz passos e possui 20 bancos de frequências fixas com com até 16 presets de frequências compatíveis e mais 6 bancos do usuário com até 16 frequências programáveis.

Seu display em LCD iluminado apresenta a frequência atual, banco de frequência e o número do canal, medição do nível RF, medição do nível AF, status da trava e status da bateria. Um recurso auto-trava é disponibilizado para prevenir quaisquer mudanças acidentais nas configurações.

Além disso, o receptor Sennheiser EK IEM G4 inclui uma chave para ativar um boost no ganho e um limiter em diferentes níveis.

É possível ajustar o limiter para funcionar a partir de -18 dB até -6 dB em pontos situados em distâncias de 6 db.

Projetado em uma estrutura de metal reforçado, ele é alimentado por duas pilhas de 1.5v tamanho AA. Sennheiser vende separadamente o kit de baterias recarregáveis. A saída para fone de ouvido usa conexões de 3.5 mm.

sennheiser evolution ew g4

Abaixo os recursos mais importantes do Sennheiser IEM G4 Evolution:

  • Receptor de corpo robusto que entrega clareza em todo o espectro sonoro, seja para aplicações casuais, seja no palco
  • Sincronização sem fio fácil e flexível entre transmissor e receptor via infravermelho
  • Compatível com o software para controle Sennheiser WSM para alocação flexível das frequências
  • Até 16 canais compatíveis
  • Até 42 Mhz de banda de frequência com 1680 frequências selecionáveis, totalmente ajustável em uma faixa UHF estável
  • Distância de operação: até 100 metros

Além do EW IEM G4 você também encontra:

EW 100 G4-ME3

EW 100 G4-ME4

EW 100 G4-Ci1

Sennheiser EW 500 G4 Sistema de Microfone Sem Fio Portátil com Cápsula e945

A série 500 de microfones sem fio de mão foi adicionada a nova geração de equipamentos profissionais sem fio da Sennheiser.

Na caixa você encontra o transmissor de mão sem fio SKM 500 G4 junto da cápsula supercardioide MMD945, receptor sem fio EM 300-500 G4, suporte para rack GA3 e o clip para fixar o microfone.

Ele pode ser usado em diversos ambientes, seja para música ao vivo, teatros, ensaios e aplicações em apresentações.

O sistema de mão com suporte para rack inclui 3520 frequências, que são alocadas em posições dentro de 25 Mhz. São 20 bancos de frequências fixas com até 32 presets de frequências compatíveis e 6 bancos de usuários com até 32 frequências programáveis.

Para facilitar a navegação o menu do receptor é iluminado com leds que indicam frequência, banco de frequência e número de canais, medição do nível RF, e mais. O transmissor eo receptor sincronizam o canal e frequência com apenas um botão.

Sennheiser desenvolveu o receiver EM 300-500 G4 com sistema true diversity, que busca automaticamente a frequência mais limpa disponível para entregar sempre o som mais limpo.

Ele é armazenado em uma estrutura em metal, super resistente, equipado com conexão balanceada XLR-3M, assim como não balanceada ¼”(p10). Uma saída para fone de ouvido ¼’’ com controle de volume e porta Ethernet (RF45) para monitoramento e controle remoto via wifi, usando o software da Sennheiser Wireless System Manager.

Dois soquetes do tipo BNC estão dispostos para plugar as antenas. Finalmente, o receptor semi rack é alimentado via fonte 12V enviada em conjunto, também é enviado com ele o suporte GA3 para fixá-lo no rack.

sennheiser ew 500 mke2

Funcionalidades interessantes do Sennheiser EW 500 G4 e-945:

  • Receiver semi rack em metal resistente com sistema True Diversity e display intuitivo com OLED
  • Sincronização fácil e flexível entre transmissor e receptor sem fio via infravermelho
  • Até 32 canais compatíveis
  • Até 88 Mhz de largura de banda, com 3250 frequências selecionáveis, totalmente ajustáveis em uma faixa UHF estável
  • Conexão ethernet via software Wireless System Manager (WSM) da Sennheiser, para controle avançado
  • Alta potência de saída RF (mais de 50mW, ajustável em três posições entre 10/30/50) dependendo da regulação do país

Além do EW 500 G4 e945 você também encontra:

EW 100 G4-ME2/835s

EW IEM G4

EW IEM G4-Twin

EW 500 G4-945

EW 500 G4-965

EW 500 G4-MKE2

EW 500 G4-Ci1

Mas afinal, qual a diferença entre o Sennheiser Evolution G3 e o Sennheiser Evolution G4?

Se você já tem algum equipamento da linha Evolution G3 Sennheiser deve estar se perguntando se compensa fazer o upgrade para a nova linha Evolution G4 Wireless.

Qual é melhor: Sennheiser Evolution G3 vs Sennheiser Evolution G4

Discutiremos abaixo, brevemente, as principais funcionalidades adicionadas no lançamento Evolution G4, que não estão disponíveis na versão Evolution G3.

Em comparação a linha G3, Sennheiser Evolution G4 possui as seguintes melhorias:

  • Mais de duas vezes a quantia de frequências disponíveis (88 Mhz)
  • Potência de saída RF selecionável: 10, 30 ou 50 mW
  • Nova funcionalidade multicanal, conecte até 12 sistemas integrados facilmente via cabo incluso
  • Botão
  • Possibilidade de monitoramento via receptor sem fio EK 500 G4
  • Phantom Power disponível via transmissor sem fio SKP 500 G4
  • Qualidade de áudio melhorada no microfone lapela MKE 2 Gold (incluindo os acessórios)
  • Ao aumentar a potência de saída no máximo (50 mW) o sistema funciona para além de 100 metros de distância
  • Display LCD melhorado
  • Kit para montagem em rack disponível em todos os kits da série 100

Mesmo que você não queira substituir seu Sennheiser G3 Evolution, caso acredite que a atualização não traga tantas mudanças, Sennheiser G4 Evolution sem fio é compatível com todos os modelos antigos das gerações anteriores. Portanto, ainda que mude de ideia, não precisará se preocupar, os sistemas funcionarão sem quaisquer problemas.

Na próxima semana abordaremos outra série de equipamentos Sennheiser da linha Evolution G4 para cinema e transmissão.

Comprar Sennheiser Evolution G4