A linha de fones de ouvido da Pioneer está passando por uma reformulação, com novos modelos sendo adicionados para cada atividade em especial. Dessa vez, trataremos do modelo Pioneer HDJ-X5, lançado no fim do ano passado. Leia mais para conhecer esse fone incrível.

Pioneer lançou no segundo semestre de 2017 uma linha completa de fones de ouvido voltada para djs. Os três modelos, HDJ-X10, HDJ-X7 e HDJ-X5, foram desenvolvidos visando a substituição dos fones antigos, HDJ-500, HDJ-1000 e HDJ-2000.

A companhia está tentando acompanhar a profissionalização e expansão da cultura da música eletrônica que tem ocorrido em uma dimensão global. Para isso, reformulou uma parte significativa dos produtos com um ar mais genérico, passando a desenvolver equipamentos voltados à atividades bem específicas. Dentre esses produtos distintos, já tratamos aqui no blog do Pioneer HDJ-S7, DDJ-SB3 e RB-DMX1.

O som do Pioneer HDJ-X5

Ouvindo algumas músicas no HDJ X5, logo dá pra notar a potência sonora do fone. Ele é do tipo dinâmico, equipado com drivers de 40mm com uma tecnologia  especialmente desenvolvida pela Pioneer.

Os drivers são armazenados dentro de uma estrutura de quatro núcleos. De acordo com o fabricante, essa tecnologia amplia a reprodução sonora do equipamento, melhorando a clareza e desempenho sonoro.

O som do Pioneer HDJ-X5 é ajustado de fábrica para atender as necessidades auditivas de djs profissionais. Para isso, sua curva de frequências apresenta uma forma característica. Os graves já vem de fábrica aumentados para reproduzir os kicks das músicas em foco, facilitando a pré escuta e beatmatch.

Além dos graves sólidos, as médias e altas frequências soam muito bem. O fone suporta altos níveis de pressão sonora e por isso consegue desempenhar muito bem em ambientes barulhentos, como por exemplo, clubs e festivais.

HDJX5 alcança frequências que vão de 5hz até 30khz. Com potência máxima de entrada de 2000mW e nível máximo de saída de 102dB. Apesar de ser um fone profissional, para djs, sua impedância é baixa, 32 ohms, por isso pode ser conectado em praticamente qualquer dispositivo.

Aspectos físicos

O design do Pioneer HDJ-X5, assim com dos outros modelos da mesma linha, X7 e X10, são baseados nas versões MKII dos antigos HDJ-2000, que pararam de ser fabricados.

A diferença é que a linha X foi atualizada com uma “cara” mais clubber. x5 é fabricado em duas cores: preto e cinza.

A qualidade dos materiais é uma característica conhecida da Pioneer. Com o HDJX5 não é diferente. O fone é muito robusto, feito em plástico duro, revestido com uma película em courino nas espumas e na haste.

Como um bom fone para dj, ele possui uma série de articulações pensadas especificamente para manipulá-lo durante as apresentações. Elas permitem colocar o fone em diferentes posições, adequadas para cada tipo de utilização, seja para monitorar com apenas um ouvido, para pendurá-lo no pescoço, armazená-lo, etc.

As almofadas do fone são grandes e confortáveis, isolam o som interno dos drives com eficiência, reduzindo significativamente o ruído externo proveniente do ambiente.

pioneer hdj-x5

Na caixa

Os acessórios que acompanham o fone de ouvido Pioneer HDJ-X5 são bem úteis. Na caixa você encontra um cabo espiralado de 1.2 metros, que esticado chega a até 1.8 metros.

Além do cabo, o fone também vai acompanhado de um adaptador P10, para conectá-lo em diferentes dispositivos, e uma bag para transportá-lo com segurança.

Conclusão

HDJ-X5 da Pioneer é uma excelente opção de fone de ouvido para djs. Seu custo benefício é excelente, mesmo sendo o modelo mais simples da linha.

Ele é portátil, resistente, fácil de ser transportado, e principalmente, reproduz o som com muita potência e definição. As proteções auriculares isolam muito bem o som externo em ambientes barulhentos, como em clubs.

Se você está procurando um fone de ouvido para discotecar, algo resistente, de alta qualidade e acessível, esse é o modelo. Também recomendamos outro modelo que já falamos aqui, indicado tanto para estúdio, quanto para discotecagem o Audio Technica ATH-M40X.

Compre agora Pioneer HDJ-X5