DDJ 200 da Pioneer Dj faz parte da nova linha de controladoras lançadas em 2019 especialmente para o software Rekordbox.

Pioneer Dj incluiu  em 2019 uma série de novas controladoras desenvolvidas especialmente para o seu software Rekordbox.

Esses modelos foram feitos para atender djs e entusiastas em diferentes níveis, incluindo opções com recursos avançados, mas também versões simplificadas para novatos.

Escolhemos a DDJ 200 para este review, uma excelente opção para quem quer começar a aprender, mas também Djs com alguma experiência em busca de um equipamento compacto para treinar.

DDJ 200 Pioneer – Os recursos

O layout da DDJ-200 da Pioneer é bastante simples se comparado aos modelos mais robustos: são dois decks com jogwheels grandes e performance pads, além de uma seção do mixer centralizada com equalizadores de três bandas e faders.

A simplicidade da DDJ-200 é proposital. Seu design amigável foi concebido para djs de primeira viagem.

Apenas os recursos mais fundamentais foram incluídos nesta versão, assim o usuário pode focar sua atenção no aprendizado dos recursos mais comuns encontrados nos equipamentos analógicos disponíveis.

Apesar dos recursos limitados, a Pioneer DDJ-200 foi desenvolvida com extrema qualidade, cada um dos seus componentes foi feito com muito cuidado.

Eles asseguram a durabilidade e confiança necessária para a execução de boas performances. Trataremos a seguir de cada um dos recursos da DDJ200.

DDJ 200 – Compatível com diversos softwares

A controladora DDJ 200 Pioneer foi feita para funcionar com o software Rekordbox Dj no computador e também o novo Wedj para iPhone e iPad.

A ferramenta Wedj foi pensada como uma solução para djs iniciantes em busca de informações e dicas úteis para seu aprendizado.

Diferente dos softwares convencionais para discotecagem, com recursos avançados e layouts muitas vezes confusos, Wedj oferece um ambiente mais limpo e focado. Com esse software totalmente grátis da Pioneer é possível aprender a discotecar sem complicações.

Seu layout é colorido, intuitivo e possui dicas “pop-hint” em tempo real na tela que vão auxiliar djs iniciantes durante o processo de aprendizagem.

Uma das funcionalidades mais legais do Wedj é seu link com a plataforma de vendas de música Beatport LINK e a plataforma de música alternativa Soundcloud Go+.

A compatibilidade com esses sites permite que o usuário faça mixagens usando músicas disponíveis no catálogo das plataformas.

Além do Rekordbox dj e o Wedj, a controladora Pioneer DDJ-200 também é compatível com os softwares Djay e Edjing Mix. Cada usuário poderá testar os programas compatíveis e verificar em qual deles se adapta melhor.

ddj 200 wedj edjing djay

DDJ 200 – Layout familiar

Os jogwheels da DDJ-200 são muito bem feitos. Pioneer vem aprimorando seus jogwheels a cada nova controladora, mas o ápice do design chegou com a linhas linhas DDJ 200 e DDJ 400.

Melhores do que os jogwheels anteriores, os pratos da Pioneer DDJ-200 são grandes e sensíveis na medida. Foram feitos para simular a sensibilidade e a sensação dos jogwheels do CDJ-900NX e o CDJ-2000NX2.

Funcionam em dois modos: ao tocar na lateral o usuário tem o controle do jog em modo cdj, permitindo que acelere ou desacelere o andamento das faixas, ao tocar na parte superior do prato o usuário acessa o modo vinil que pode ser usado para parar as faixas e navegar até pontos específicos para marcar cue points.

A régua para regulagem do pitch também é feita com bastante cuidado. Apesar de não ser tão acurada quanto a régua de um CDJ-2000NX2, consegue entregar bons resultados quando se trata de ajustar o pitch com destreza.

Os performance pads da controladora DDJ200 Pioneer fazem parte da gama de recursos mais avançados. Com eles é possível executar loops, marcar hot-cues e disparar efeitos.

Na seção do mixer estão dispostos equalizadores de três bandas por canal, filtros individuais com high e low pass, faders para controlar o sinal de entrada, crossfader e os botões para controlar o som ouvido no fone.

Além desses recursos mais tradicionais, a controladora também possui o transition Fx, um efeito para fazer transições entre músicas controlado pelo crossfader.

As conexões da controladora DDJ 200 são simples, mas eficientes. Ela conta com uma única conexão USB ampliada para alimentar, enviar e receber áudio através do cabo split enviado junto da controladora dj.

Conclusão

A controladora para dj iniciante Pioneer DDJ 200 é uma excelente opção para quem busca um equipamento básico para aprender a tocar. Seu custo benefício é excelente. Uma controladora barata, descomplicada e com bons recursos.

A disponibilidade de softwares é dos pontos mais fortes da controladora DDJ200. Ela vem de fábrica com o Rekordbox Dj e Wedj, mas também é compatível com o Djay e Edjing Mix. A maioria dos softwares é compatível tanto com PC, quanto iPad e iPhone.

Além dos recursos tradicionais dos softwares, o Wedj fornece dicas que vão auxiliar os novatos no processo de aprendizado.

O único ponto negativo da controladora é a falta de knobs para controlar o ganho individual das faixas, caso elas estejam com os volumes muito discrepantes.

Apesar disso, essa função pode ser acessada via software, portanto trata-se apenas de uma questão de praticidade.

E aí, gostou dessa controladora?

Já falamos de outros produtos da Pioneer aqui no blog:  DDJ 400, DDJ SX3, HDJ-X5, RB-DMX1, HDJ-S7DDJ SB3.

Compre agora Pioneer DDJ 200!