Rekordbox foi uma das principais sacadas da Pioneer, responsável pela análise e organização das faixas, é utilizada tanto nos Cdjs da companhia, quanto nas controladoras que agora usam o RekordBox como base. Seguindo esse raciocínio, Pioneer acaba de lançar a nova DDJ-400, poderosa e ultra compacta. Leia mais a seguir.

Pioneer anunciou ainda no primeiro semestre de 2018 a controladora da nova linha exclusiva para RekordBox DJ, a DDJ-1000. Após o sucesso do modelo mais robusto, DDJ-400 vem para completar a linha, visando atender um público em busca desempenho e qualidade, em um equipamento amigável para iniciantes, compacto e fácil de ser instalado.

Já falamos aqui no blog de algumas das novidades Pioneer, você pode acompanhá-las aqui: Pioneer DDJ-SX3, Pioneer DDJ-SB3, Pioneer HDJ-S7, Pioneer HDJ-X5 e Pioneer RB-DMX1

DDJ-400 – Design e Físico

Olhando a controladora pela primeira vez, logo dá pra notar que a proposta da Pioneer para esse modelo foi a de reduzir dimensões, sem deixar de lado funções importantes encontradas no mixer DJM-900NX2 e CDJ-2000NX2.

A “cara“da Pioneer DDJ-400 é mais próxima do estilo cluber impresso nas versões atuais de controladoras para RekordBox. O design dos jogwheels na DDJ 400 foi pensado para transmitir a sensação táctil dos jogwheels dos CDJs profissionais.

Assim, o equipamento possibilita ao seu usuário, geralmente dj iniciante, se sinta familiarizado ao tocar em uma gig com equipamentos Pioneer mais profissionais.

Esse é um detalhe importante. Ao tocarmos fora de casa com equipamentos que estamos acostumados a utilizar, automaticamente nos sentimos mais seguros e menos suscetíveis ao nervosismo.

Decks

Os jogwheels são bem grandes se comparados com os outros modelos da mesma categoria, DDJ-SB3 e DDJ-RB, ocupando papel central na seção dos decks.

Nesta seção os elementos foram organizados seguindo a disposição nos Cdj, portanto no topo estão os controles para Loops (in/out e 4 batidas), reloop, cue-points, beat sync/tempo range.

pioneer ddj 400 ddj-400 famasom1

Abaixo dos jogwheels ficaram os 8 pads em cada deck para executar funções encontradas similarmente nas outras controladoras, hot-cue, beat-loop, beat-jump e sampler.

Usando a função shift o layer de controles é ampliado, eles se transformam em, keyboard, pad-fx1, pad-fx2, key-shift. Além, claro, dos botões para cue, play-pause e tempo.

Mixer

O mixer segue o layout do DJM-900NX2. Começando do topo, controles para navegar e carregar faixas em cada deck.

Abaixo estão os knobs de ganho por canal e volume master, equalizadores de três bandas, knobs que controlam a pré-escuta, filtro high e low pass para cada canal, faders e crossfader.

controladora pioneer ddj 400 pioneer ddj-400

Os beat fx, os efeitos de batida, foram colocados seguindo a disposição dos DJM, ao lado direito. É possível ajustar o tempo automaticamente ou via tap, selecionar o efeito desejado e o canal a ser aplicado, além da quantidade de efeito a ser aplicada.

Software

Pioneer DDJ-400 é enviada já com a versão completa do software RekordBox dj, que vendido separadamente custa em torno de R$ 400-500.

RekordBox Dj foi atualizado a partir da DDJ 400 para oferecer tutoriais completos de como utilizar a ferramenta e guias para djs iniciantes aprenderem a discotecar na prática.

pioneer rekordbox ddj-400

Uma das novidades na interface da DDJ-400 é a possibilidade de utilizar o áudio direto da saída do computador ou através da saída master da controladora. E a pré-escuta é feita com o fone, independentemente da saída de áudio principal.

Pensando na usabilidade dos novatos, Pioneer projetou o dispositivo para ser totalmente plug-and-play, totalmente sem dificuldades na instalação.

Conclusão

DDJ-400 é um dos melhores modelos de entrada já fabricados pela Pioneer. Ele foi pensado especialmente para atender djs iniciantes.

A controladora é ultra compacta, cabe em qualquer lugar, alimentada via Usb e muito fácil de ser instalada. Junto da DDJ400 é enviada uma versão completa do software RekordBox.

O layout do dispositivo é espelhado na linha NX2 Pioneer, deixando o usuário muito mais a vontade quando em contato com equipamentos profissionais em uma gig.

Talvez o único ponto negativo seja o número de decks limitados a apenas 2. Nos outros modelos há controles para 4 decks.

Bônus – Comparação entre as controladoras da mesma categoria

DDJ-400, DDJ-SB3 e DDJ-RB possuem poucas diferenças significativas. Elencamos abaixo as principais distinções para facilitar a comparação entre os modelos. 

Comparação DDJ-400 vs DDJ-SB3 vs DDJ-RB

Peça agora sua Pioneer DDJ-400