Procurando um fone para estudio? O modelo da Audio Technica ATH-M40x é sem dúvidas um forte indicado. Se liga na review do blog e descubra por que.

A linha de fones de ouvido M-Series da Audio Technica vem ganhando destaque ao longo dos anos por oferecer modelos de alta qualidade para diferentes gostos e demandas. M-Series inclui os modelos ATH-M20x, ATH-M30x, ATH-M40x, ATH-M50x e ATH-M70x.

Cada uma das versões é feita para um tipo de usuário, sendo o primeiro modelo da lista mais básico e o último mais profissional. Ao final desse texto você vai descobrir porque ATH-M40x, o modelo intermediário, é o favorito entre produtores musicais e djs.

Apesar dos monitores de áudio representarem a principal ferramenta utilizada nos estúdios para ouvir criticamente as músicas gravadas, mixadas e masterizadas, os fones ainda ocupam um papel importante no processo. Certos detalhes passam despercebidos quando ouvidos exclusivamente em uma única fonte de áudio.

É nesse momento que os fones entram em ação, oferecendo uma segunda referência. Mas com certeza você já deve ter se deparado com a seguinte questão: “Existe algum fone para estudio bom e barato… algo de qualidade que caiba em meu orçamento?”

A resposta é, sim, existe. ATH M40x da Audio Technica é um fone de ouvido com características adequadas tanto para produção musical quanto para discotecagem.

Deixo aqui outra sugestão de fone, dessa vez exclusivamente para discotecar.

O som do ATH-M40x

Começamos pelos aspectos sonoros, os mais importantes para um bom desempenho nessas tarefas que exigem alta performance. Diferente de modelos convencionais para uso casual, ele tem um som bem flat, com pouquíssima coloração, reproduzindo os elementos sonoros sem enganar o usuário com ajustes em frequências críticas.

Fones para dj normalmente possuem ajustes de fábrica nas frequências mais graves para ajudar djs a localizar o bumbo das músicas enquanto encaixam as batidas (beatmatch).

Apesar do som do ATH M40x ser bem neutro, sem esse ganho extra nos graves, ele ainda pode ser usado por djs devido aos seus drivers de 40mm, com faixa de frequência que vai de 15Hz – 24kHz, potência máxima de entrada de 1,600mW e sensibilidade de 98dB. Essas características indicam a capacidade do fone em reproduzir sons em alto volume, mesmo sendo um fone para estudio.

Os drivers do fone são feitos em neodímio, um ímã muito utilizado em equipamentos de áudio profissional, e a bobina de voz usa fios de alumínio revestidos em cobre. A impedância do M40x é de 35 ohms, relativamente baixa, pode ser utilizado em praticamente qualquer dispositivo, não requerendo amplificação adicional.

 

Aspectos físicos

ATH M40 é feito com excelentes materiais que asseguram sua durabilidade. Ao pegá-lo na mão dá pra sentir o peso da qualidadeA tiara atravessada internamente por uma tira em alumínio e revestida em couro sintético, assim como as almofadas auriculares, é bem confortável, não aperta a cabeça. O couro sintético é um material que suporta bem o contato com a pele e o suor.

Ele possui algumas articulações pensadas especialmente para djs. Com elas dá pra dobrar as almofadas em algumas posições. Essas articulações possibilitam mixar com o fone em apenas um lado da cabeça ou ainda pendurado no pescoço.

O design do Audio Technica M40 é fechado, as almofadas são grandes e recobrem a orelha toda. Devido ao tamanho das almofadas, consegue-se isolar significativamente o som interno.

Só de colocar o fone nos ouvidos sem qualquer áudio já dá pra perceber a redução do ruídoTalvez um ponto fraco a ser apontado aqui, seja a pressão que as almofadas exercem nos ouvidos inicialmente. Elas acabam causando uma fadiga com o tempo, nada muito anormal, mas percebi que após alguns meses de uso (tenho um ATHM40x de uso pessoal) a pressão tende a reduzir e melhorar.

 

Na caixa

ATH-M40x é enviado em uma embalagem muito bacana e inclui alguns acessórios de fábrica bem úteis. Audio Technica manda com o fone uma bag em couro sintético para armazená-lo e transportá-lo com segurança, bem prática.

Outro acessório útil é o cabo em duas versões. O fone vai com dois cabos, um liso para utilizá-lo no computador, normalmente em casa, no trabalho ou para ouvir música no celular, e outro cabo espiralado que estica, muito útil especificamente para djs. Além do cabo e bag, também acompanha um plug adaptador de p2 (ponta do cabo) para P10. Assim dá pra conectá-lo em praticamente qualquer coisa.

 

Conclusão

Podemos definir o fone de ouvido Audio Technica ATH-M40x como um excelente modelo a ser considerado por produtores musicais e djs, mas também audiófilos e consumidores médios.

Suas características fazem dele um equipamento bem equilibrado em inúmeras utilizações, seja para fins de referência, mixagem, masterização ou ainda só para ouvir música, ele desempenha qualquer uma dessas tarefas impecavelmente.

Indicamos como pontos positivos a qualidade do som em especial, muito potente e flat, a durabilidade dos materiais, sólidos e resistentes, e a faixa de preço do equipamento, uma quantia relativamente baixa se levarmos em conta seu desempenho muito acima da média. Como pontos negativos citamos o peso do fone, um equipamento robusto, bem sólido, e a pressão das almofadas inicialmente, mas nada que consiga ofuscar o brilho das outras características.

E aí, se interessou pelo fone?