Microfones com interface usb são ótimos parceiros para produtores musicais, podcasters, músicos amadores e outros tipos de entusiastas com orçamento reduzido. Apesar de uma parte desses microfones não conseguir efetivamente entregar o som esperado, Audio Technica AT2020 Usb supera seus concorrentes. Leia o review e saiba mais.

Audio Technica AT2020 é um microfone condensador de ótima qualidade totalmente plug and play, que conecta-se em seu computador através de uma conexão USB. A facilidade de uso faz dele uma escolha ideal para home studios e para gravações externas.

AT-2020 usb vai além ao trazer um som superior nunca antes visto em unidades desta mesma categoria, através da sua cápsula cardioide. Ele não apenas entrega o som perfeito para atividades como podcast ou dublagens, também entrega qualidade profissional em vocais e instrumentos.

Não importa o que você esteja gravando, você nunca ficará desapontado com a qualidade sonora deste badboy! Seu baixo custo e excelente desempenho fazem dele um dos modelos com melhor custo benefício do mercado.

O som do Audio Technica ATH2020 Usb

AT-2020USB produz um som cristalino e límpido, comparado a uma série de modelos na mesma faixa de preço, sai como vencedor. O microfone tem uma resposta de frequência estável que faz dele mais musical, além de contar com uma cápsula de diafragma pequeno com padrão de captação cardióide, menos suscetível a ruídos.

Na verdade essa é a melhor curva de equalização que você vai encontrar em um microfone usb. Outros microfones, como por exemplo, o Yeti Usb, tendem a usar cápsulas mais baratas e acaba soando desagradável, especialmente nas frequências mais altas. Estas imperfeições tendem a aparecer ainda mais após o sampleamento digital.

Por outro lado, a interface Usb do microfone tem lá suas limitações, tendendo a causar alguns probleminhas nas frequências mais altas do espectro. A versão com fio XLR do AT2020 utiliza a mesma cápsula e produz uma resposta de agudos um pouco mais bem definida.

Ainda assim, isso é dificilmente preocupante em aplicações normais. Novamente: para vocais e instrumentos este microfone consegue entregar um som acima da média.

Aspectos físicos

O corpo do AT2020 Usb é aparentemente feito de metal áspero, feito para durar muito tempo, e ele parece suportar uma grande quantidade de abusos. Nada nele quebra, a cápsula é também protegida por uma tela em metal rígido.

O microfone usa um conector usb antigo, daqueles quadrados, normalmente encontrados em impressoras. É um conector mais seguro do que os pequenos mini USB, que tendem desplugar com facilidade ou ainda dobram de forma a danificar os fios internos.

microfone audio technica at2020 usb at-2020usb

Junto na embalagem do AT-2020 você encontra um cabo usb de 3 metros, ele pode ser substituído com facilidade caso precise de reposição. Também é enviado junto do microfone e cabo, um tripé para fixá-lo em cima da mesa. Mas o material do tripé é muito fraquinho, o próprio peso do microfone acaba fazendo com que ele fique torto.

Para quem o microfone AT2020 Usb é recomendado?

Esse não é um microfone high-end, mas para a maioria dos usuários isso não faz nenhuma diferença. Ele tem mais qualidade do que o necessário e a interface usb com certeza torna seu uso ainda mais conveniente.

Por exemplo, você pode criar facilmente alguns vídeos decentes e imediatamente publicá-los no Youtube. Nenhum outro equipamento será necessário além do seu microfone e uma webcam funcionando.

Além disso, quando você publica seus vídeos o áudio é comprimido, mesmo um microfone de alguns mil reais vai acabar soando parecido com um microfone mais em conta.

Por outro lado, se você quer alcançar um som de estúdio ainda mais profissional, você deve considerar pegar um microfone com cabo XLR tradicional. Não significa que os microfones XLR reproduzem um som muito melhor (em partes é verdade), mas os microfones condensadores de diafragma grande com esse tipo de conexão tendem a ser muito mais flexíveis em termos das necessidades profissionais de gravação.

Por exemplo, um microfone usb não pode ser plugado em uma mesa de som, portanto é preferível que pelo menos ele possibilite algum tipo de monitoramento. Com as conexões XLR você também consegue configurações melhores através de pré amplificadores e opções de ganho através de de-essers, etc.

Falamos aqui no blog de outros equipamentos da Audio Technica muito bem avaliados pela crítica, o fone de ouvido Audio Technica ATH-M40x e o lançamento Audio Technica ATH-M60x.

Conclusão

Audio Technica AT2020 Usb é um excelente microfone para diversas aplicações. Se você está a procura de um equipamento simples, fácil de ser configurado, mas com um som excelente. Esse é seu mais novo microfone favorito.

Ele pode ser utilizado sem grandes dificuldades por podcasters, youtubers, vloggers, produtores musicais, músicos e outros artistas. É simples, basta plugá-lo, abrir o software de gravação e pronto. A mágica é instantânea.

O único ponto negativo deste modelo está relacionado ao suporte tripé para fixá-lo em cima da mesa. Mas isto é fácil de ser resolvido, há no mercado muitos suportes deste tipo por preços acessíveis.

Se você está a procura de um microfone usb perfeito para gravações simples, muito prático, esse é o modelo. Mas caso esteja buscando um equipamento mais robusto, indicado para gravações com qualidade profissional, neste caso o recomendado seria um microfone XLR e uma interface de áudio separados.

Recomendamos também o post: Microfones condensadores e dinâmicos – Qual é melhor?

Comprar microfone Audio Technica AT2020 Usb