Se você produz suas próprias músicas ou mixa música de outros artistas tem um bom motivo para se animar. Essa semana o duo de música eletrônica Infected Mushroom, consagrado por sua trajetória no psy trance, lançou o plugin gratuito Wider em parceria com a companhia Polyverse. Leia mais e saiba como baixar.

Polyverse é uma companhia dedica a colaborar com os artistas mais inventivos da nossa era através de ferramentas e instrumentos de alta qualidade para músicos dedicados.

A empresa escolheu o duo israelita Infected Mushroom como primeiro parceiro devido à sua história na cena eletrônica. Infected Mushroom ficou mundialmente conhecido e se tornou um dos duos mais consagrados nas vertentes em torno do psytrance devido ao lançamento de grandes hits que já viraram clássicos.

Infected Mushroom – I Wish (2003)

Infected Mushroom – Saeed (2009)

Infected Mushroom – Spitfire (2017)

O duo é formado por Erez Eisen e Amit Duvdevani, ambos com formação musical clássica. Eles migraram da música erudita para a música eletrônica, aplicando os conhecimentos dos conservatórios para criar um estilo único, identidade muito marcada. Além de produzir música e performar, o duo também colabora com a criação de ferramentas práticas para músicos em ascensão.

Polyverse desenvolveu uma série de plugins em parceria com IM, cada um voltado especificamente para um tipo de aplicação. Gatekeeper ($49) é indicado para a manipulação dos volumes, Manipulator ($149) é dedicado aos efeitos para voz, I Wish ($99) altera o pitch dos samples usando um tipo de síntese wavetable e agora o recém lançado Wider.

Wider é um VST dedicado à expansão do estéreo das suas músicas. Como o próprio nome indica em inglês Wider, em uma tradução livre, amplo, largo, ele serve basicamente para aumentar a dimensão espacial dos seus sons.

Quem produz sabe geralmente dos problemas que esse tipo de plugin pode gerar. Eles normalmente precisam ser utilizados com cuidado em vista das questões de cancelamento de fase e a compatibilidade mono.

Apesar de produzirmos em estéreo, a maioria dos sistemas de sons encontrados nos festivais e eventos é mono. Geralmente sistemas estéreo são restritos à grandes clubes e festivais, inacessíveis à maioria dos artistas aspirantes.

Isso acaba gerando um problema muitas vezes desconhecido por produtores mais novos. Normalmente eles só descobrem essa questão quando vão estrear suas músicas em algum evento, verificando que as faixas soam muito diferentes de quando foram feitas, como se alguns elementos tivessem sido mascarados.

Essa dificuldade é basicamente gerada por problemas de fase. Uma das técnicas recomendadas é a checagem da compatibilidade em mono. O interessante é que o plugin Polyverse Wider já foi desenvolvido pensando nessas questões.

Polyverse Wider

Todo mundo que produz acaba utilizando as músicas de artistas consagrados como inspiração e referência. Quando ouvimos uma track bem produzida de um produtor profissional, logo notamos a dimensão espacial do som. Ele geralmente soa gigante, espaçado, distribuído ao longo do campo estéreo.

Conseguir finalizar uma faixa com essas características é o sonho de qualquer produtor em ascensão. O vst Polyverse Wider é um facilitador para alcançar esses objetivos. Ele possui um único parâmetro para ser manipulado, muito intuitivo e fácil de ser configurado, mas o resultado é instantâneo.

Esse único parâmetro do Wider permite modular a “largura” do som de 0% (mono) a 200% (pseudo-estéreo). O legal é que ainda que você expanda o som em 200%, uma configuração extrema, ele ainda será compatível com sistemas mono, conforme afirma o fabricante.

Mas o melhor de tudo isso é que o plugin Polyverse Wider é totalmente gratuito. Para fazer o download e começar a utilizá-lo imediatamente é só clicar no seguinte link: https://polyversemusic.com/products/wider/#edd-free-download-modal

Gostou dessas informações?

Leia mais