DDJ-SB3 foi o primeiro lançamento do ano da Pioneer. O modelo de controladora para dj mais vendido da companhia teve seu layout levemente modificado e novos recursos foram incluídos. Continue lendo esse post para saber mais.

2018 promete ser um ano excelente para a indústria de equipamentos para dj. Logo no começo do primeiro semestre já temos algumas novidades anunciadas.

Pioneer dj lançou a DDJ-SB3 em parceria com o dj Jazzy Jeff, trazendo algumas inovações significativas. Jazzy Jeff ou simplesmente Jazz é um dj, gravador, produtor e humorista americano que fez grande sucesso na década de 90.

Jazz ficou mais conhecido por sua atuação na série The Fresh Prince of Bel-Air (1990) junto de Will Smith, exibida no Brasil pelo SBT em 2000 com o nome de “Um maluco no pedaço”.

Juntos eles formavam o grupo com o mesmo nome, vencedor do primeiro Grammy de rap com o single “Parents just don’t understand” em 1989 e depois o segundo Grammy com o single “Summertime”.

 

Summertime (1991)

Parents just don’t understand (1988)

Comparadas lado a lado, DDJ-SB2 vs DDJ-SB3, não parecem muito diferentes. As diferenças são sutis, mas importantes. Vejamos cada uma delas:

  • Botões dedicados para play, pause e cue foram adicionados. No modelo anterior essas funções mais simples eram executadas pelos pads e por isso ocupavam alguns slots.
  • Junto de Jazzy Jeff, Pioneer desenvolveu o recurso Pad Scratch. Com ele é possível disparar pequenos samples de scratches pré-gravados. Um ótimo recurso para quem tem vontade de aprender essa técnica muito popular no hip-hop.
  • Função FX Fade, um novo modo de funcionamento dos pads. Ao ser ativado esse modo executa dois movimentos com um único click. Ele reduz o volume da faixa “dry” enquanto libera o som “wet” com uma combinação de efeitos (geralmente um filtro e um efeito de tempo). É possível selecionar até 8 combinações de efeitos. Um excelente recurso para fazer transições entre gêneros ou sons com BPMs muito distintos.
  • Os controles de Auto-Loop também saíram dos pads e ganharam botões exclusivos.
  • O layout foi levemente atualizado. Controle de pitch, seletor de decks, modo vinil e key lock foram reposicionados.

A parceria entre Pioneer e Serato Dj continua nessa nova versão. DDJ SB 3 é enviada com uma versão gratuita do Serato Dj Lite. Ele possui todos os recursos necessários para começar a tocar imediatamente.

Mas para quem gosta de fazer experimentações com funções avançadas, é possível fazer um upgrade no site do fabricante do Serato Dj Lite para a versão Pro por $99 ou $299 para a versão Suite, que inclui todos os pacotes de expansão vendidos separadamente.

O lançamento do recurso Pad Scratch gerou algumas opiniões controversas entre djs do mundo todo. Uma parcela não percebe o recurso como um problema real, enquanto a parte mais puristas acredita que ele representa uma afronta à técnica dos djs verdadeiros.

A própria Pioneer em seu vídeo promocional da controladora DDJ-SB3 antecipou a discussão e deixou Jazzy Jeff se explicar. De acordo com ele, pad scratch é mais uma ferramenta de treinos, um guia para djs iniciantes que pretendem aprender a riscar os vinis.

O recurso não executa automaticamente scratches complexos e mais sofisticados, ele apenas introduz a técnica necessária para fazer scratches básicos de forma prática e divertida.

Gosta dos equipamentos da Pioneer? Conheça também esses outros modelos comentados aqui: RB-DMX1HDJ-S7

Independente das posições e da polêmica, vale ressaltar que toda a cultura da discotecagem faz parte de um movimento histórico que envolve essencialmente humanos fazendo uso da tecnologia para se expressar.

A tecnologia deve ser vista como uma aliada na expansão da nossa criatividade. DDJ SB3 da Pioneer, como afirma Jeff, pode ser uma porta de entrada para um público totalmente novo.

Essas pessoas vão ajudar a cena a crescer contribuindo de diferentes formas, seja tocando em uma festa, frequentando um club, comprando uma música ou apenas apoiando um artista, cada uma delas faz com que essa cultura continue a se expandir.