CLA10 foi durante muito tempo o monitor de referência número um dos principais estúdios de gravação do mundo. Em 2018, Avantone, em parceria com o lendário engenheiro de mixagem Chris Lord Alge, relançou o monitor de áudio icônico em uma nova versão: Avantone CLA-10s. Continue lendo para conhecer este lançamento.

CLA-10s

Uma vez chamado de “o pior monitor de referência do mundo” por Bob Clearmountain, o humilde NS-10 encontrou seu caminho em milhares de estúdios, graças à sua capacidade em demonstrar os defeitos de mixagens com problemas através do ganho em algumas frequências específicas (5dB em 2kHz).

Seu fabricante, Yamaha, descontinuou o produto em 2001, deixando de fabricá-lo para a tristeza de produtores musicais e engenheiros de mix/master. Mas em 2018, 17 anos depois, Avantone buscou recriar o modelo icônico, fabricando um monitor acústico com características muito similares às encontradas no NS-10.

CLA-10s (Chris Lord Alge 10) foi projetado e produzido por um dos produtores musicais mais consagrados mundialmente, ganhador de nada menos do que 5 Grammys. Chris Lord Alge é irmão de Tom Lord Alge, outro grande produtor e mixador musical. Dentre os artistas que trabalharam com pelo menos um dos dois irmãos estão, James Brown, Prince, Avril Lavigne, Blink 182, U2, Rolling Stones e muitos outros.

avantone cla-10s monitor de áudio

Uma quantidade enorme de esforço e tempo foram aplicadas ao gabinete da caixa de som para que as características do aparelho chegassem o mais próximo aos clássicos NS10. CLA-10s é feita em MDF de madeira folheada de verdade. Os conectores antigos de baixa qualidade na parte traseira foram substituídos por conectores novos e modernos de qualidade superior.

Os capacitores utilizados na composição dos crossovers são basicamente do mesmo tipo, mas foram trocados por componentes de qualidade mais refinada, assegurando maior durabilidade e confiabilidade.

AV10-MHF, o domo dos tweeters do monitor de áudio passaram por um longo e dificultoso processo de engenharia para conseguir alcançar a mesma curva sônica do modelo anterior, NS10. Cada lote é cuidadosamente inspecionado para garantir que a reprodução segue o mesmo padrão de qualidade.

As curvas do falante dos graves, AV10-MLF, são ajustadas para combinar com o som original. Um dos vendedores originais trabalha em conjunto com a CLA para garantir a mesma rigidez e peso. A diferença entre os modelos está no estilo dos cones, nos antigos lapelados, nos novos pressionados.

Isso permite maior controle da rigidez e peso. Todos os testes revelaram que não há diferença tonal entre os aparelhos, antigo e novo. O benefício é que pela primeira vez os pares são vendidos com seus respectivos sons totalmente combinados.

Conheça mais Lançamentos